terça-feira, 5 de novembro de 2013

Breve desabafo


Desculpe o escancarado e honesto desabafo, mas, terapia tá cara, solidariedade tá pouca e tempo dos amigos tá curto, então me restam às palavras que podem ser escritas, e que embora não lidas depois de escritas possibilitam o alivio imediato.

Sei que não ta fácil pra ninguém, tem as infinitas crises pessoais, políticas e econômicas, os infindos desencontros e desacordos e as possibilidades de fazer ligas ou proporcionar encontros que nos livre dessa imensa solidão estão tão escassas. Tem também os retrocessos, aqueles sonhos que cultivamos, e que foram gravemente feridos, como a ideia que eu tinha de democracia, organização, diálogos, etc. E, sobretudo, esse estado de alerta constante, o medo de confiar, de baixar a guarda, de construir junto. Saber que algumas coisas inevitavelmente se repetem e esse repetir constante dos meus próprios atos, é como se viver fosse iniciar sempre (e acho que é isso mesmo), mas, que dá a sensação que o novo se esgotou.  A descrença na justiça, por ver que ela só é justa em raríssimos casos e que nenhuma “boa ação” fica sem sua devida punição, e nada feito sob o efeito da “má fé” fica sem sua recompensa. Somado a isso o descontentamento diante do trabalho já feito, a idéia vaga de que nada até agora deu em nada, e que o caminho tá errado mesmo, mas sem saber ao certo qual caminho seguir daqui pra frente.

Estou sim, extremamente pessimista e desorientada, e pior que o pessimismo é o medo de que esse prognóstico esteja certo. Mas o pior mesmo, o pior que eu poderia constatar é que estou inerte, o erro maior é meu, que por mais que faça muitas coisas, elas não são as reais ações, aquelas que fruto de uma reflexão se firmam no fato e refazem o ser, mas a inércia nem começa e nem termina em mim, ou, o extremo oposto, começa e termina em mim, enfim, mais uma dessas inúmeras coisas que não sei.

Aceito receitas e qualquer tipo de farmacopéia, dicas, números, pistas de descoberta, que me restaurem as esperanças. Aceito até mesmo substâncias ou métodos em período de testagem, posso ser cobaia se o risco for entre qualquer coisa e o fim do desespero.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário